Nariz irritado, tosse seca, garganta arranhando, manchas e erupções na pele… esses são apenas alguns dos sintomas que podem indicar que você está passando por um quadro de alergia e deve procurar um médico alergista, ou alergologista. As alergias podem se manifestar de forma respiratória, de pele, oculares ou alimentares e suas causas são muito particulares. O correto diagnóstico da alergia, bem como seu tratamento, são fundamentais para a promoção da qualidade de vida da pessoa, além de garantirem que a alergia não comprometerá a saúde do paciente.
Nosso sistema imunológico costuma ser muito eficaz em sua tarefa primária: nos defender de inimigos microscópicos como vírus e bactérias. Mas nesse trabalho incansável de nos proteger, ele às vezes pode acabar exagerando e reagindo violentamente diante de inimigos menos perigosos como poeira, ácaros e mofo. Aí ele começa a usar suas forças para atacar esses inimigos, tentando eliminá-los. Eis que acontece a crise alérgica.
Há ainda os casos onde substâncias que não oferecem risco para a maioria das pessoas podem acabar sendo interpretadas como perigosas para determinados sistemas imunológicos e resultarem em crise alérgica. É por isso que algumas pessoas são alérgicas a ovos, frutos do mar, amendoim e por aí vai. Não há explicação padrão sobre porque isso acontece, cada caso deve ser estudado em suas particularidades. Daí a importância de consultar um médico alergista. Uma crise alérgica não tratada corretamente pode levar a sérias consequências.
As reações mais comuns que levam uma pessoa a precisar se consultar com um médico alergista ou imunologista são: asma (doença pulmonar crônica), rinite alérgica (que causa espirros constantes, irritação e coriza no nariz), sinusite (inflamação dos seios da face), urticária (lesões na pele) e anafilaxia (reação do organismo a algum tipo de alimento, medicamento, picada ou contato com substâncias específicas).
O primeiro contato de um alergista com o paciente será uma conversa onde se traçará um perfil da pessoa, seus hábitos e o ambiente em que está inserido. Em seguida, o profissional realizará testes (como o teste cutâneo ou o teste de sangue) para tentar descobrir com o máximo de precisão possível as causas que estão desencadeando a reação alérgica. A partir daí, o trabalho do médico alergista gira em torno de tentar realizar a dessensibilização do organismo para que ele pare de interpretar determinada substância como sendo uma ameaça.
Algumas alergias mais leves não requerem medicação, bastando apenas que a pessoa saia de perto do fator que está desencadeando a alergia para que os sintomas cessem. Outras alergias mais complexas podem ser tratadas com o uso de anti-histamínicos, pomadas ou descongestionantes, tudo vai depender do tipo de alergia. Há ainda os casos onde o medicamento não está mais fazendo efeito e o médico alergista precisará prescrever um novo tipo de remédio para controlar as consequências da reação alérgica.
Se você mora em Guarulhos ou região a Clínica Sette é o local ideal para você se consultar com um médico alergista. O local conta com profissionais experientes e infraestrutura de ponta para te ajudar a diagnosticar e tratar a alergia de modo a recuperar sua qualidade de vida. Entre em contato e agende sua consulta.