Durante o mês de novembro, toda a mídia especializada se foca nas campanhas sobre os exames masculinos de prevenção, sendo o câncer de próstata o foco da maioria delas, principalmente devido à alta letalidade da doença.
Porém, o mês é acima de tudo um período de incentivo a prevenção como um todo e por esse motivo, neste artigo nós da Clínica Sette separamos um conteúdo exclusivo sobre os principais exames preventivos para o público masculino, reforçando a importância do exame de próstata, além dos exames obrigatórios para serem feitos periodicamente.
Segundo Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima-se que no biênio entre 2018/2019 sejam diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata no Brasil, configurando 31,7% do total. Em números de afetados, esse tipo de câncer está à frente de outros tipos comuns da doença como o câncer no sistema respiratório que compreende a traqueia, brônquio e pulmão (com 18.740 casos, 8,7% do total), sendo esses, apesar de menos incidente o tipo mais mortal registrado no país.
Ainda sobre o câncer de próstata, diariamente 42 homens morrem no Brasil por causa da doença, segundo a SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), sendo mais comuns em homens acima de 65 anos. A estimativa é que a cada 41 homens ao menos 1 morrerá de câncer de próstata.
O exame de próstata é indicado para homens a partir dos 50 anos, quando este não apresenta fatores de risco e 45 anos para homens que possuem histórico de câncer na família.
O exame é extremamente simples feito através do toque retal e exame de PSA, sendo a combinação das duas formas a maneira mais eficaz de avaliar o estado da próstata do paciente. O primeiro é feito no próprio consultório e leva apenas alguns segundo, sendo possível detectar alterações na região como o endurecimento e forma irregular, que podem ser indícios de um algum tumor.
Já o PSA (Antígeno Prostático Específico, em tradução livre) mede o nível da proteína produzida pela próstata, sendo que em casos de câncer níveis superiores a 2,5 ng/ml são considerados muito altos.
A forma mais eficaz de evitar qualquer doença é através da prevenção, contudo, de acordo com o Ministério da Saúde, mais de 31% dos homens ainda não possuem o hábito de se consultarem com um médico periodicamente, sendo que 55% desses afirmam não precisarem ir.
Esse tipo de comportamento aumenta consideravelmente as taxas de doenças ao longo da vida, por esse motivo, se consultar e realizar exames algumas vezes por ano é a melhor forma de ter uma vida saudável. Alguns dos principais exames masculinos de prevenção são:
Além desses, diversos outros exames ao longo da vida devem fazer parte da rotina masculina, como exames de glicemia, TGO e TGP para o fígado, creatinina e ureia, exames de urina, sorologia para DSTs, HIV, ultrassom abdominal para possível identificação de câncer nos órgãos do abdômen, exames cardiovasculares, IMC, ultrassom das carótidas, entre outros.
Por esse motivo, visitar o médico regularmente é extremamente importante e o novembro azul é uma ação pontual para reforçar esse hábito que deve ser estendido para todos os meses do ano.
Conte com os profissionais e a estrutura da Clínica Sette para realizar os exames masculinos de prevenção. Entre em contato para mais informações.