A menopausa é uma fase que todas as mulheres enfrentam, geralmente entre os 45 e 55 anos, e é acompanhada pelo climatério. Essa fase marca o fim dos ciclos menstruais e início do ciclo não reprodutivo da mulher. A menopausa se inicia aos poucos, com a menstruação se tornando irregular até cessar. Outros sintomas típicos dessa fase são as ondas de calor, alterações do sono, do humor e da libido.
O fim do período reprodutivo da mulher acontece porque a reserva de células germinativas (folículos) acaba. Toda mulher tem um número fixo de células germinativas, sendo que cada uma dessas células dá origem a um óvulo. Os folículos vão sendo usados na produção de óvulos desde a primeira menstruação até a última. Quando eles acabam, não há mais produção de óvulos e, consequentemente, a mulher não menstrua e nem reproduz mais.
Não existe maneira natural ou artificial de produzir mais células germinativas. Portanto, quando elas acabam, não há o que fazer.
Fatores como remoção dos ovários, quimioterapia e declínio dos hormônios femininos podem fazer com que a mulher entre numa menopausa precoce.
Muitas pessoas usam o termo menopausa para designar toda fase de transição do período reprodutivo para o não reprodutivo da mulher. Mas, cientificamente falando, a menopausa em si refere-se apenas a fase em que a mulher vai parando de menstruar até que o ciclo se encerre definitivamente. O nome correto para a fase em que o corpo feminino passa por mudanças hormonais e físicas para entrar na terceira idade é climatério.
O climatério pode começar antes ou durante a menopausa e se estende por anos após ela. Durante o climatério mudanças importantes ocorrem no corpo da mulher: atrofia vaginal, secura no órgão sexual, perda de massa óssea, perda de elasticidade da pele, cabelo mais fino e diminuição substancial dos níveis dos hormônios femininos estrogênio e progesterona.
Nessa fase também é bastante comum o aparecimento dos calores que podem ser insuportáveis. Eles aparecem principalmente na face, pescoço e parte superior do tronco. São acompanhados de fadiga, rubor facial, sudorese e palpitações.
Como dito, não existe tratamento para evitar ou impedir a menopausa. Mas existem tratamentos, como a reposição hormonal, que visam aliviar os sintomas do climatério. A reposição hormonal pode reduzir em até 75% as frequências das ondas de calor.
Outro tratamento é a aplicação de estrogênio diretamente na vagina. Isso pode aliviar bastante o sintoma de secura vaginal e trazer mais conforto durante o ato sexual. Tratamentos diferenciados como homeopatia, acupuntura e prática regular de exercícios físicos também podem ser muito úteis no alívio dos sintomas da menopausa.
Quando notar os sintomas do climatério e da menopausa procure um clínico geral ou um ginecologista. Esses médicos poderão ajudar no diagnóstico e no tratamento dos sintomas.
A Clínica Sette é a melhor opção para a mulher de Guarulhos e região que precisa se consultar com um ginecologista ou realizar exames da saúde feminina. A clínica conta com profissionais de excelência e uma infraestrutura moderna para prestar sempre o melhor atendimento. Entre em contato e agende uma consulta.